Rockstart investe em duas startups portuguesas

Fundo de investimento holandês seleciona Songvice e TOP Research para programa de aceleração em Amesterdão e Silicon Valley

05 MARçO 2014, AMSTERDAM, THE NETHERLANDS
Resumo
A Rockstart anuncia hoje as 10 startups que irão participar no seu programa de aceleração Web & Mobile, com arranque marcado para 12 de março em Amesterdão. Este ano duas das empresas selecionadas são portuguesas: Songvice e TOP Research. O Songvice é um marketplace que conecta os melhores instrutores de música com aspirantes a músicos; A TOP Research cria ferramentas que aumentam a produtividade de quem usa smartphones ou tablets. O programa Rockstart Accelerator ajuda startups a acelerar os seus negócios através de um programa intensivo de seis meses em Amesterdão e Silicon Valley.

A Rockstart anuncia hoje as 10 startups que irão participar no seu terceiro programa de aceleração Web & Mobile, com arranque marcado para 12 de março em Amesterdão. Este ano duas empresas portuguesas foram selecionadas entre 512 candidaturas de 56 países: Songvice e TOP Research.

Rune Theill, cofundador e director do programa Rockstart Accelerator, refere sobre as duas equipas:

"Estamos muito satisfeitos por podermos contar com a Songvice e a TOP Research no nosso próximo programa.  Desde as primeiras conversas que ficamos muito impressionados com a motivação destas duas equipas: desde o conhecimento profundo que têm dos mercados em que operam, à determinação em resolver um problema que eles próprios já experienciaram. Estas características empreendedoras combinadas com um visão ambiciosa e sólidas competências, fazem destas empresas candidatas ideais para o nosso programa, por isso, só podíamos estar satisfeitos por contar com estas equipas em 2014."

Songvice

A Songvice permite instrutores de música criar a sua própria escola de música online.

A plataforma tem um sistema educativo onde os estudantes recebem feedback regular do seu trabalho bem como um sistema de chat dedicado com reuniões semanais com os instrutores. Por outro lado, o Songvice permite aos instrutores nunca mais terem de adivinhar o que os seus estudantes querem aprender pois, através de um sistema de votação online, os estudantes podem votar no conteúdo que deverá estar disponível nas próximas sessões.

No entanto, o Songvice não fica limitado a instrutores de música independentes. No futuro a plataforma estará disponível para escolas de música que queiram expandir a sua base de alunos além fronteiras.

TOP Research

A TOP Research cria ferramentas que permitem deixar o computador portátil em casa e apenas utilizar o tablet ou smartphone quando vamos para a escola ou escritório. A empresa está a criar 3 Apps para sistemas iOS e web:

• TOP Files App - organiza, acede e partilha todos os ficheiros que tens guardados na tua Dropbox ou Google Drive.
  • TOP Writer App - acede e edita ficheiros de texto em todo o lado utilizando apenas um smartphone ou tablet.
  • TOP Presenter App - permite os criar apresentações diretamente a partir de ficheiros de texto.

“Durante os últimos anos, Portugal tem emergido como um importante centro tecnológico na Europa. A aquisição de empresas como a Mobicomp ou Enabler e a instalação de centros de desenvolvimento da Rocket Internet e Betfair são excelentes indicadores do talento disponível no país. Uma grande parte desse talento está agora a construir promissoras startups com ambições globais”

Sobre a Rockstart Accelerator 2014

O grupo das 10 empresas selecionadas é constituído por fundadores oriundos da Argentina, Colombia, Irlanda, Italia, Alemanha, Lituânia, Holanda, Romênia, Síria, Reino Unido e Estados Unidos.

“O grupo de startups do próximo Rockstart Accelerator 2014 é constituído por negócios e equipas verdadeiramente internacionais: as startups estão localizadas em seis países diferentes, enquanto que os fundadores são oriundos de 12 países. Estamos muito contentes por contar com este grupo tão diverso e dedicado e constituído por mentes brilhantes oriundas de todo o mundo a juntar-se ao próximo programa.”, diz Rune Theill

As empresas que irão participar no Rockstart Accelerator We& Mobile 2014 trabalham em áreas tão diversas como transportes, e-commerce, educação, peer-to-peer ou ferramentas de lead generation e big data.

As outras 8 startups selecionadas para o Rockstart Accelerator Web/Mobile 2014 são:

Auxen é a ferramenta essencial para criadores de textos online.

Bomberbot é um jogo que ensina crianças como programar de uma forma muito simples e fácil, fazendo com que as crianças em todo o mundo desenvolvam um pensamento computacional.

CoffeeStrap é a primeira ferramenta peer2peer para aprender e ensinar línguas.

CrowdyHouse é uma plataforma de e-commerce de artigos de design -- diretamente do designer e produzido em série pelo melhor preço.

LeadBoxer é um dashboard visual que ajuda equipas de vendas a aceder à informação que precisam para captar mais clientes.

SocialHoney é uma solução que utiliza avaliações e revisões de conteúdo disponível online, e providencia informação sobre o comportamento do consumidor tendo por base a combinação do feedback gerado pelos utilizadores e a análise de big data.

TechnoRides liga empresas através de diferentes tecnologias, permitindo que as mesmas otimizem os seus transportes, a sua gestão e as suas finanças.

Wonderflow aumenta o tempo no website e o número de vendas de lojas de e-commerce através da mistura perfeita de revisões, vídeos e fotos dos seus produtos.

Rockstart Accelerator

O Rockstart Accelerator é um programa intensivo de aceleração que ajuda startups de todo o mundo desde a aquisição dos primeiros clientes até atingirem o mercado global. O programa combina investimento, espaço de co-working, conhecimento especializado, e acesso a uma rede internacional de mentores, parceiros e investidores. Durante seis meses, as startups frequentam workshops em Lean Startup, Growth Hacking, Investimento, Vendas, PR & Marketing, Desenvolvimento Pessoal e da Equipa, Finanças entre outros. A meio do programa e, depois de terem construído um produto sólido e uma boa base de clientes, as startups da Rockstart Accelerator apresentam os seus negócios a investidores, parceiros, empreendedores e jornalistas no Demo Day. Por fim, num programa com duração de um mês em Silicon Valley, as startups expandem a sua rede internacional e têm a oportunidade de aprender com os melhores empreendedores da região líder em tecnologia.

Fundada em 2012, o Rockstart Accelerator já acelerou trinta startups de todo o mundo em dois programas ligados a Web/Mobile e um mais recente ligado a Smart Energy. Os dois ligados a tecnologias Web & Mobile obtiveram com bons resultados: 70% das startups dos dois programas receberam investimento de investidores Greylock Partners, Balderton Capital, Capital Noro, Vitulum Ventures ou outros reconhecidos angel investors europeus e americanos. O programa de Smart Energy foi lançado em janeiro deste ano e está, neste momento, a decorrer também em Amsterdão.

Sobre Rockstart

Rockstart launched in 2011 in Amsterdam as one of Europe’s first startup accelerators. Today, Rockstart is a global accelerator-VC who empowers purpose driven founders s on their way to success across four domains: Energy, Health, AgriFood, and Emerging Technologie. Since its inception, Rockstart has invested in more than 230 startups and supported them in their journey to raise more than €90 million and hire more than 700 people.